O Projeto Casa Vida é composto de residências inclusivas terapêuticas que ultrapassaram os muros da Instituição, inserindo na sociedade pessoas com deficiência mental (intelectual) de grau moderado e leve.
Em suas casas, essas pessoas são estimuladas a realizarem tarefas e atividades rotineiras como organização, controle de despesas, limpeza, alimentação e higiene pessoal, supervisionados por uma equipe técnica e de enfermagem.
O pioneirismo e a diferença deste projeto se dão pelas residências serem “extra-muro”, ou seja, as residências são localizadas em uma cidade vizinha (Guarulhos) e diariamente (de segunda a sexta) os “pacientes moradores” realizam o trajeto até a Instituição com saída às 7 horas, e retorno às 19 horas.
Dentro da Casa de David eles realizam atividades diversas. Cerca de 15 assistidos residem hoje nas casas e 5 deles trabalham em regime de CLT em empresas privadas como inclusão e cumprimento de cotas de pessoas com deficiência.
Durante a noite, finais de semana e feriados, permanecem em suas residências seguindo programação e atividades dirigidas e/ou passeios terapêuticos programados por equipe de especialistas.
Além da mudança na vida dos assistidos, a vizinhança e os comércios próximos às casas também receberam treinamento para romper o preconceito. Os avanços notados nos assistidos e as conquistas adquiridas estão evoluindo cada vez mais.
A residência terapêutica resulta também na melhora da autoestima e autoconfiança, independência nas atividades da vida diária, capacidade de discernimento, reconhecimento da importância nas relações pessoais e responsabilidades com o trabalho.